Perdeu o sono durante a madrugada? Saiba o que fazer!
Publicado em 24/01/2023
Acordar no meio da madrugada pode ser uma situação bastante comum. Você desperta, olha para o relógio e percebe que ainda restam algumas horas de sono. O grande problema é não conseguir voltar a dormir. Indisposição, estresse e falta de concentração são algumas das consequências de uma noite mal dormida que afetam o dia seguinte.
Uma pesquisa publicada pela Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) sugere que uma noite de sono interrompida é o suficiente para afetar a capacidade cognitiva e o humor do indivíduo. Quando ocorre de maneira frequente, durante várias noites seguidas, por exemplo, as consequências podem ser ainda piores.
O cérebro precisa de ciclos de sono sem interrupções para consolidar memórias e novas habilidades, repor as energias e restaurar o organismo. Se a pessoa dorme mal com frequência, o sistema imunológico enfraquece, a capacidade de atenção é reduzida e aumentam os riscos de desenvolver depressão e doenças cardíacas.
Existem diversas causas para um descanso fragmentado, desde biológicas e emocionais até os distúrbios de sono. Entre elas estão:
- estresse e ansiedade;
- apneia obstrutiva do sono;
- uso de determinados medicamentos;
- consumo excessivo de álcool ou cafeína;
- exposição a altos níveis de iluminação e ruídos;
- preocupações com dívidas ou outros problemas pessoais.
O primeiro passo é evitar que essa fragmentação de sono ocorra. Quando ela está relacionada aos maus hábitos, a higiene do sono pode ajudar. É importante ser capaz de voltar a dormir para reduzir os prejuízos que serão sentidos no dia seguinte, como a falta de atenção e o mau humor.
Leia também: Higiene do Sono: tudo o que você precisa saber sobre essa prática.
Acordei no meio da noite e perdi o sono. Como voltar a dormir?
Se você acorda com frequência durante a madrugada e tem dificuldade para retomar o sono, preparamos algumas dicas que podem ajudar. Confira abaixo:
- Não fique contando carneirinhos!
Ficou muito tempo acordado sem conseguir dormir? É melhor levantar para fazer uma atividade tranquila, como tomar um chá ou meditar. Só deite novamente quando sentir sonolência.
- Lembre-se: não é hora de produtividade!
Aproveitar as horas extras para cumprir obrigações ou criar algo novo são medidas que só vão fazer com que a interrupção do sono ocorra outras vezes.
- Cuidado com a iluminação e os ruídos!
Além de fazer você acordar, luzes e barulhos excessivos atrapalham o adormecer. Prefira ficar no escuro ou manter uma iluminação baixa e amarelada. Durma em um ambiente sem ruídos desagradáveis ou use tampões de ouvidos.
- Pare de olhar para o relógio!
Contar as horas a menos de sono não ajuda a dormir mais rápido. Muito pelo contrário: isso pode gerar preocupação, ansiedade e sensação de culpa!
- Nada de ficar no celular até o sono voltar!
Isso também vale para assistir à TV ou jogar videogame. As luzes emitidas pelas telas de aparelhos eletrônicos reduzem a produção de melatonina, o hormônio regulador do sono.
- Registre as suas preocupações!
Buscando diminuir sentimentos como medo, ansiedade e inquietação? Uma boa técnica é escrever as atividades a serem realizadas no dia seguinte. Assim, você poderá organizar sua mente e ficar mais tranquilo.
- Faça algo para amenizar o estresse e a ansiedade!
Manter a mente calma é fundamental para dormir bem. Atividades como ler e escutar músicas tranquilas podem ajudar nesse processo. Pensando nisso, o Instituto do Sono elaborou a playlist “Embalando seu Sono”, no Spotify.
Clique aqui para ouvir a nossa lista de reprodução.
Mesmo quando o indivíduo consegue voltar a dormir no meio da madrugada, os efeitos da fragmentação de sono ainda são prejudiciais a longo prazo. Por isso, é fundamental buscar a ajuda de um especialista em Medicina do Sono para tratar dessa condição.
Você enfrenta dificuldades para dormir bem? Nós, profissionais do Instituto do Sono, podemos ajudar você. Contamos com uma ampla infraestrutura e equipamentos de última geração para cuidar da qualidade de seu sono!