Sono: Essencial à vida

Dormir bem, em quantidade e qualidade, respeitando todas as fases do sono, é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Restaurar as energias, melhorar a concentração, a memória, o humor e o aprendizado, tudo isso é resultado de uma boa noite de sono. Passamos um terço da vida dormindo para realizar a homeostase, ou seja, alcançar o equilíbrio do organismo.

Por esse motivo, os distúrbios de sono interferem de forma importante na qualidade de vida. De acordo com o EPISONOcerca de 30% das pessoas têm apneia obstrutiva do sono, que é mais frequente em homens. Já 15% apresentam insônia, mais comum em mulheres. Outros distúrbios que podem afetar o sono são bruxismo, Síndrome das Pernas Inquietas, sonolência excessiva diurna, sonambulismo e narcolepsia. A privação de sono acomete, entre outros, os sistemas imunológico, digestório e endócrinoestando associada a problemas cardíacos e diabetes, por exemplo.

Pioneirismo

Muitas dessas descobertas se devem a quem acreditou no papel essencial da Ciência e da pesquisa para melhorar a qualidade do sono da população. Temos orgulho de contar com um dos maiores e mais diversificados grupos de pesquisadores dedicados ao tema e com professores responsáveis por capacitar profissionais em todo o país.

Embora oficialmente fundado em 1992, o Instituto do Sono tem sua origem na década de 70, com a tese de doutorado do Professor Sergio Tufik, publicada um ano antes da primeira Classificação Internacional dos Distúrbios de Sono. Foi nessa época também que o Professor fundou a AFIP – Associação Fundo de Incentivo à Pesquisaa fim de obter recursos para o financiamento dos estudos científicos.


Com o passar do tempo, a Ciência do Sono ganhou força e se desenvolveu no Brasil. O Instituto do Sono desempenhou um papel importante ao longo dessa história, sendo responsável por descobertas impactantes, como as derivadas do EPISONO. O maior estudo epidemiológico de sono do mundo levou ao laboratório do sono uma amostra representativa da população da cidade de São Paulo, transformando o conhecimento sobre sono.

Somos pioneiros, fizemos história. E todos os dias continuamos cumprindo nossa missão de valorizar a Ciência do Sono e aplicar o conhecimento em benefício da população.

Instalações

Unidade Marselhesa

Quatro andares, em uma área de aproximadamente 3.000 m². São 64 leitos, em quartos confortáveis e aconchegantes, planejados para a realização de polissonografias. Nesta Unidade, fica também a Clínica do Instituto do Sono, na qual uma equipe multidisciplinar de excelência presta assistência completa na área de sono. 


Unidade Napoleão

É a sede inicial. Começou com poucos leitos e atualmente conta com 13 quartos totalmente equipados, destinados à realização de polissonografias e aos ambulatórios filantrópicos de pesquisa.

Unidades

Unidade Marselhesa

Rua Marselhesa, 500 - Vila Clementino - São Paulo / SP

Unidade Napoleão

Rua Napoleão de Barros, 925 - Vila Clementino - São Paulo / SP

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support