Instituto do Sono leva pesquisas inéditas para a maior conferência sobre o assunto nos EUA
Publicado em 05/06/2024
A Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) levou ao SLEEP 2024, uma comissão de 21 pesquisadores. Ao todo, a entidade teve 15 trabalhos apresentados durante o 38º encontro anual da APSS, realizado no Centro de Convenções George R. Brown, que aconteceu em Houston, de 1 a 5 de junho.
Durante o evento, houve apresentação de dois trabalhos orais produzidos por pesquisadores da AFIP e Instituto do Sono, sendo “A Leptina Modera a Relação Entre Qualidade do Sono e Função de Memória: Um Estudo de Base Populacional” e “Mecanismos Genéticos Compartilhados Subjacentes à Associação Entre Distúrbios do Sono e Sintomas Depressivos”.
Pesquisa e Ensino completam o tripé de atuação da AFIP que reúne teses de mestrado, doutorado e pós-doutorado e os trabalhos científicos desenvolvidos ao longo de sua existência são referência no Brasil e no exterior, graças à dedicação e constante atualização das equipes envolvidas.
Quando se fala em assuntos relacionados ao sono, o Instituto do Sono é pioneiro em pesquisas sobre o tema. Trata-se de um centro de referência conhecido mundialmente, dedicado ao estudo, diagnóstico e tratamento dos distúrbios relacionados ao sono, diagnóstico e tratamento.
A AFIP foi criada pelo médico Sergio Tufik, cientista com a maior produção de artigos sobre o sono. O Instituto do Sono tem como diretora de pesquisa e ensino da AFIP, Dra. Monica Andersen, Professora Associada e Livre-Docente do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/Escola Paulista de Medicina, Chefe da Disciplina de Medicina e Biologia do Sono da UNIFESP/EPM.
O SLEEP 2024 é uma reunião conjunta da Academia Americana de Medicina do Sono e da Sociedade de Pesquisa do Sono e oferece educação baseada em evidências para promover a ciência e a prática clínica da medicina do sono, além de disseminar pesquisas de ponta sobre o assunto.