Será que você dorme bem?
Publicado em 12/07/2022
Dormir bem é uma necessidade básica do organismo. Uma noite bem dormida ajuda na manutenção da saúde e promove bom desempenho no trabalho, nos estudos e no dia a dia. Quando a pessoa deixa de dormir ou dorme por poucas horas, por vários dias seguidos, o cansaço e a exaustão tomam conta e o corpo começa a sofrer os impactos dessa privação de sono.
Até mesmo quem consegue dormir à noite pode ter problemas de saúde relacionados ao ato de adormecer. Algumas pessoas não tem a qualidade de sono necessária para descansar completamente, e assim, a recuperar suas energias.
Ter uma má qualidade de sono e não conseguir dormir são dois dos sintomas mais comumentes associados aos distúrbios de sono. No entanto, outros sinais e indicadores também podem fazer parte da avaliação das doenças relacionadas ao sono.
A seguir, entenda se a qualidade do seu sono está adequada ou se requer maior atenção médica, e aprenda dicas para uma boa noite de sono.
A Escala de Sonolência de Epworth (ESE)
Para que o diagnóstico dos distúrbios de sono possa acontecer, de modo geral, são realizados exames e avaliações médicas diversas, que permitem entender a realidade individual daquele paciente e determinar, como consequência, a melhor forma de tratá-lo.
Um dos métodos que auxilia os pacientes a entenderem melhor sua qualidade de sono, e que aponta a necessidade ou não de acompanhamento com médico especializado, é a Escala de Sono de Epworth, desenvolvida para averiguar o grau de sonolência diurna e, adultos.
A sonolência diurna é a sensação de sono exacerbado sentida durante o dia. Trata-se de um sintoma importante de distúrbios de sono e não deve ser ignorada.
Preenchendo a Escala de Sono de Epworth
Na Escala de Sono de Epworth são definidos alguns cenários comuns do dia a dia. E, a partir deles, o paciente deve determinar, em uma escala de 0 a 3, qual a probabilidade de adormecer?
Com base na soma das respostas, é possível avaliar a necessidade de procurar, ou não, ajuda médica. O médico pode solicitar exames e testes relacionados à qualidade de sono, com o objetivo de avaliar se esse paciente possui distúrbios de sono ou outras condições que impactam o seu descanso.
Qualquer pessoa pode fazer o teste rápido, disponível abaixo:
Escala de Sono de Epworth
Escala de probabilidade
0 – Nenhuma probabilidade de adormecer
1 – Pequena probabilidade de adormecer
2 – Moderada probabilidade de adormecer
3 – Grande probabilidade de adormecer
Resultados obtidos
1 – 6 pontos: Sono normal
7 – 10 pontos: Sonolência média
11 – 24 pontos: Sonolência anormal
O Instituto do Sono oferece atendimento médico completo, do diagnóstico ao tratamento, para todos os tipos de distúrbios de sono. Agende já sua consulta conosco.
Dicas para dormir bem
Abaixo, veja algumas dicas do Instituto do Sono que podem ajudá-lo a estabelecer um sono de melhor qualidade:
● Crie uma rotina: o corpo funciona melhor quando segue uma mesma rotina e manutenção do ciclo vigília-sono. Além disso, ter um horário estabelecido para dormir e acordar ajuda na organização pessoal, para que a pessoa possa dormir a quantidade de horas necessárias para um bom descanso.
● Mantenha seu quarto escuro: a claridade pode dificultar a ação de adormecer. A escuridão é necessária para que o cérebro desacelere e o corpo comece a liberar os hormônios relacionados ao sono, como a melatonina.
● Evite telas: esta dica está diretamente conectada com o item anterior. A luz presente nas telas dos celulares, tablets, televisores e notebooks também pode atrapalhar a liberação de hormônios ligados ao sono.
● Não beba bebidas estimulantes: café, chá verde, chá preto, energéticos e refrigerantes à base de cola funcionam como um estimulante para o organismo, impedindo o relaxamento responsável por um sono adequado.
● Use a cama somente para dormir: uma boa dica para manter uma qualidade de sono adequada é evitar utilizar a cama para outras atividades que não o ato de dormir, como trabalhar ou estudar.
● Tenha momentos de transição: com a popularização do trabalho home office e das atividades feitas em casa, é comum que as pessoas pulem de uma tarefa a outra sem descanso. O mesmo vale para o sono. Ao encerrar seu dia de trabalho ou suas atividades em casa, lembre-se de incluir um momento de pausa antes de ir deitar para descansar. Isso auxilia no início do relaxamento que leva ao sono.
● Opte por atividades relaxantes: exercícios físicos muito intensos antes de dormir podem ser um fator negativo na hora de adormecer. Opte por atividades de menor impacto, como alongamentos, ioga e caminhada.