Como manter a rotina de sono das crianças durante as férias?
Publicado em 12/01/2023
Uma boa qualidade de sono é decisiva para o desenvolvimento infantil. A Fundação Nacional do Sono, uma organização independente e sem fins lucrativos dos Estados Unidos, recomenda que crianças com idade escolar entre 6 e 13 anos durmam cerca de 9 a 11 horas por dia. É quando os pequenos dormem que a fixação do aprendizado e a consolidação da memória ocorrem, além da liberação de hormônios do crescimento em maior quantidade.
Um estudo realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, revelou que crianças que têm uma rotina de descanso desregulada sofrem riscos maiores de desenvolver condições, como déficit de atenção e problemas emocionais. A lista de prejuízos causados pela falta de sono para as crianças é bastante extensa, uma vez que também incluem:
- alterações comportamentais;
- baixo rendimento escolar;
- indisposição;
- sonolência diurna;
- dor de cabeça;
- dificuldade para se concentrar;
- raciocínio lento;
- coordenação motora afetada;
- redução da imunidade.
A longo prazo, as consequências tendem a ser ainda piores, podendo afetar a saúde física e mental do pequeno e até levar a distúrbios de sono. Dormir mal é um fator que também está ligado à obesidade infantil, diabetes, depressão e ao déficit de atenção.
Por isso, a rotina de sono deve começar bem cedo, ainda nas primeiras semanas de vida, buscando garantir um crescimento saudável. No entanto, esta missão pode ser um desafio durante as férias escolares. Afinal, a diversão parece não ter fim: tudo o que os pequenos querem é aproveitar até os últimos minutos da noite, atrasando o horário de ir para a cama. O problema é quando o que deveria ser exceção acaba tornando-se regra.
Além de prejudicar a saúde e o bem-estar, dormir mais tarde do que o habitual atrapalha a readaptação na volta às aulas. A criança que demora a adormecer acorda mais tarde, e o resultado disso não é bom para o organismo, já que a tendência é pular as refeições diárias.
Em entrevista à Folha de São Paulo, o pediatra Gustavo Moreira, pesquisador do Instituto do Sono, explica que dormir mais do que o normal nos primeiros dias de férias é normal. Porém, é preciso determinar regras para a hora de adormecer e levantar da cama. Ainda recomenda que os pais limitem o tempo em frente às telas, como a do celular e da TV, e ofereçam outras opções de lazer, como prática de esportes e passeios.
E você? Tem um pimpolho em casa e que já está de férias?
Confira as dicas que listamos para ajudar você a regular o sono da criançada com sucesso!
Estabeleça uma rotina antes de dormir
Começar a preparar o pequeno 1 hora antes do sono é importante para que ele entenda que o momento de descansar está chegando e desacelere. Siga todos os dias um “roteiro” com atividades a serem executadas, como: tomar banho, escovar os dentes e colocar o pijama, por exemplo.
Reduza as luzes e os ruídos
Quando estiver chegando a hora do sono, o ideal é manter o ambiente escuro e bem silencioso para permitir que a criança relaxe. Se ela sentir medo, pode optar por uma iluminação bem baixa.
Aposte em atividades ao ar livre
Quando os pequenos passam o dia inteiro brincando ao ar livre e em contato com a natureza, eles tendem a dormir mais durante a noite. Isso ocorre não só por causa do cansaço, mas também pelas experiências sensoriais que estimulam o sono.
Ofereça uma alimentação leve
Refeições pesadas e de difícil digestão podem atrapalhar o sono e até causar mal-estar. Prefira alimentos leves, como frutas, legumes, grãos e laticínios. Por outro lado, evite os gordurosos e açucarados, que costumam deixar a criançada agitada. Também é importante não exagerar na quantidade.
Evite líquidos perto da hora de dormir
Fazer isso é fundamental para evitar que a criança acorde no meio da noite para ir ao banheiro ou até mesmo que seja acordada pelo temido “xixi na cama”. O ideal é tomar água, sucos ou achocolatado, por exemplo, até 1 hora antes do sono.
Prepare-se para as noites fora de casa
Quando os pais vão viajar ou dormir fora com a criança, é fundamental levar os itens que ajudam a adormecer. Além disso, precisam se certificar de que existe um local confortável para o pequeno dormir. Se ele está acostumado a adormecer sozinho, por exemplo, dividir a cama com outras crianças ou com os pais pode atrapalhar o sono.
Evite programas agitados perto da hora de dormir
Atividades empolgantes e fora de casa devem ser evitadas perto do horário de ir para a cama. São preferíveis programas mais tranquilos ou em momentos mais distantes da hora de dormir. Porém, de vez em quando, está tudo bem sair da rotina, contanto que não se torne uma regra.
As exceções para as orientações acima devem ser poucas, buscando transmitir segurança e uma rotina adequada de sono. Elas podem parecer uma tarefa impossível, mas os pais precisam ser firmes, com respeito e carinho, para cuidar da rotina de férias e prevenir problemas futuros à saúde e ao bem-estar da criança.
Gostou das dicas? Acompanhe o Instituto do Sono nas redes sociais para aproveitar conteúdos como esse!