O paciente passa a noite em um quarto confortável, equipado para monitorar as variáveis fisiológicas durante o sono, com gravação em áudio e vídeo, quando necessário. Este exame pode ser realizado em pacientes adultos, adolescentes e crianças de até 1 ano.
As principais variáveis registradas simultaneamente durante a noite são atividade elétrica cerebral e muscular, movimento dos olhos, fluxo de ar pelo nariz e boca, esforço respiratório e saturação do oxigênio, por meio de sensores delicadamente colocados na superfície da pele com fitas adesivas.
Por contar com o monitoramento do paciente por uma equipe técnica durante toda a realização do exame, essa polissonografia é considerada tipo 1, ou seja, padrão ouro de diagnóstico dos distúrbios do sono.
Clique aqui para visualizar o preparo do exame.
A polissonografia em bebês é semelhante ao procedimento realizado em crianças e adultos, com sensores menores, proporcionais ao tamanho do bebê. Além disso, o exame pode ser realizado durante o dia, por um período mínimo de 2 horas de sono.
IMPORTANTE: Informamos que este exame está sendo temporariamente realizado apenas no período noturno devido à revitalização do Instituto do Sono. Agradecemos a compreensão.
Clique aqui para visualizar o preparo do exame.
A polissonografia para titulação de PAP é semelhante à polissonografia basal, porém com a inclusão do aparelho de pressão positiva contínua em vias aéreas (CPAP, BPAP e Servo) por meio da máscara facial. Estes equipamentos são utilizados no tratamento da apneia obstrutiva, hipoventilação e apneia central do sono. O objetivo do exame é definir a melhor pressão para ajuste do equipamento.
Clique aqui para visualizar o preparo do exame.