O exame domiciliar pode ser realizado em dois tipos: A polissonografia Tipo 2 ou Rastreio Apneia (Tipo 3). A polissonografia tipo 2 é similar à realizada no laboratório, porém sem o monitoramento contínuo de um técnico durante a noite. Já o rastreio apneia (tipo 3) monitora menos variáveis e pode ser montada pelo próprio paciente.
Confira abaixo mais informações sobre cada tipo de exame.
Polissonografia Domiciliar Tipo 2
O Instituto do Sono oferece duas opções para a realização desse exame:
O técnico de polissonografia comparece à residência do paciente para realizar o preparo do exame e retorna no dia seguinte para a retirada do equipamento. Neste formato, é cobrada uma taxa de deslocamento.
Clique aqui para visualizar o preparo do exame.
O paciente comparece ao Instituto do Sono para o preparo do exame, que inclui a colocação de sensores e orientações. Após o término, retorna à sua casa para a realização do exame. Nesta opção, é necessário voltar ao Instituto do Sono no dia seguinte, no horário acordado, para entregar o equipamento.
Clique aqui para visualizar o preparo do exame.
Rastreio Apneia (Tipo 3)
O Rastreio Apneia (Tipo 3) é um exame domiciliar indicado para o diagnóstico da apneia obstrutiva do sono.
É realizado por meio de um dispositivo pequeno com poucos acessórios: a cânula no nariz para avaliar a respiração e o ronco, o sensor no dedo para verificar o nível de oxigênio e a frequência cardíaca, e a faixa no tórax para registrar os movimentos da respiração.
Como o aparelho monitora menos variáveis que a polissonografia completa, o teste pode ser montado pelo próprio paciente, de maneira simples.
Após a finalização do exame, os dados ficam gravados e um laudo será realizado por um médico especialista em sono.
Enviamos o equipamento por meio de um portador para a residência do paciente no dia do exame e retiramos no dia seguinte sem contato com o paciente.
Clique aqui para visualizar o preparo do exame.