Confira 5 fatos sobre a melatonina e entenda sua relação com o sono

Publicado em 11/06/2021

Mulher se medicando com melatonina

Você sabia que existe um hormônio que tem influência direta na qualidade de sono? Veja, a seguir, 5 fatos sobre o hormônio melatonina e entenda sua relação com o sono.

1. O que é melatonina?

Melatonina é um neurohormônio secretado pela glândula pineal no cérebro. Sua secreção ocorre no período da noite (de escuro) nos seres humanos.

2. Como a melatonina afeta o sono?

A melatonina está relacionada com o início do sono noturno sendo um marcador do nosso horário noturno de dormir e do ritmo de vigília-sono. Durante todo dia, sua secreção está bem reduzida, o que coincide com o período que estamos acordados.

A melatonina pode ter algumas ações periféricas, além de seus efeitos no ciclo de sono.

3. Quando a melatonina começa a fazer efeito?

Apesar de poucos estudos sobre o benefício do uso de melatonina nos distúrbios de sono, a melatonina, como os medicamentos que atuam no sistema nervoso, podem demorar mais de uma semana para ter ação no ritmo vigília-sono, ou seja, para regular a hora de dormir e despertar com ajuda da luz pela manhã. Mesmo a dose ideal não foi ainda determinada, entretanto, sabe-se que doses baixas podem ser mais fisiológicas. Importante mencionar que a melatonina não é hormônio do sono, e sim da escuridão. Ela não induz sono, e ela facilita a sua ocorrência.

4. O que causa a falta de melatonina no organismo?

A secreção da melatonina pode estar alterada em algumas condições, tais como: exposição excessiva a luz a noite, período menstrual, em alguns idosos e em casos de depressão sazonal. Em alguns indivíduos com distúrbios de ritmo vigília-sono, a secreção da melatonina pode ocorrer com atraso ou de maneira precoce à hora adequada, estando associada ao atraso ou avanço da fase de sono, respectivamente.

5. Faz mal tomar melatonina todos os dias?

Nenhum suplemento ou medicamento deve ser usado sem a indicação de um profissional, isso se aplica à melatonina. Tendo em vista a ação cronoterapêutica da melatonina, o momento e regularidade do horário do uso noturno deve ser respeitado.

Gostou do artigo? Acompanhe também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e confira mais conteúdos sobre distúrbios de sono.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support