Inquieto ao dormir? Conheça o Distúrbio de Sono Agitado
Publicado em 06/08/2021
O distúrbio de sono agitado é uma entidade recentemente descrita em crianças, caracterizada por movimentos corporais expressivos durante o sono. Os gestos do corpo ocorrem ao longo de toda a noite, envolvem grandes grupos musculares e levam à fragmentação de sono.
Os pais, frequentemente, encontram a criança em posição completamente diferente daquela em que adormeceram. Eles relatam que o filho modifica a posição na cama durante o sono e que os lençóis estão desarrumados ou no chão.
Como fazer o diagnóstico?
- Histórico de movimentos de corpo, braços e/ou pernas durante toda a noite;
- Frequência dos gestos igual ou maior a cinco por hora de sono;
- Presença de movimentos grosseiros e irregulares na polissonografia com registro de vídeo;
- Frequência maior de três vezes por semana, por mais de três meses seguidos;
- Sintomas diurnos.
Leia mais: Saiba tudo sobre a importância do sono
Distúrbio de sono agitado pode provocar uma série de complicações na criança
Problemas no bem-estar, na cognição, no transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e outras doenças psiquiátricas (autismo) ocorrem em crianças com distúrbio de sono agitado. Em crianças com desenvolvimento típico, os distúrbios de sono levam a sintomas diurnos diversos:
- Sonolência diurna excessiva;
- Fadiga;
- Hiperatividade;
- Desatenção;
- Irritabilidade;
- Prejuízo escolar.
Outras doenças que parecem distúrbio de sono agitado, mas não são
Crianças que se mexem muito durante o sono podem ter causas diversas. Por isso, é importante não confundir o distúrbio de sono agitado com outras doenças, tais como:
- Apneia obstrutiva do sono;
- Síndrome das pernas inquietas;
- Movimento periódico dos membros durante o sono;
- Distúrbio do movimento rítmico (bater ou rolar a cabeça/tronco com frequência);
- Insônia;
- Dermatite atópica;
- Asma;
- Infecções de ouvido;
- Convulsões;
- Uso excessivo de estimulantes (ex: cafeína).
As características clínicas ajudam a diferenciar o distúrbio de sono agitado destas outras entidades, por exemplo: apneia obstrutiva do sono vem acompanhado de ronco. A insônia em crianças costuma se apresentar por birras no início da noite e/ou despertares frequentes, o que não é observado no distúrbio de sono agitado.
Head-banging, head-rolling e body-rolling são nomes em inglês para descrever o distúrbio de movimento rítmico. O fato desses movimentos ocorrerem no início do sono ajuda a diferenciá-lo do distúrbio de sono agitado, que é caracterizado por movimentos durante toda a noite.
A prevalência do distúrbio de sono agitado numa população clínica é estimada em 7,7%. Assim como no movimento periódico de pernas e na síndrome das pernas inquietas, o distúrbio de sono agitado apresenta níveis baixos de ferritina. Isso pode apontar para uma via comum subjacente na desregulação motora e de dopamina, uma vez que o ferro é um cofator para a tirosina hidroxilase, enzima que atua na síntese da dopamina. Estudos com reposição de ferro, principalmente por via endovenosa, mostraram uma melhora dos sintomas.
Gostou do artigo? Acompanhe também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e confira mais conteúdos sobre distúrbios de sono.
Não deixe de ler: Pandemia aumentou o número de pessoas com distúrbios de sono