Como as posições para dormir podem afetar seu sono e sua saúde
Publicado em 16/04/2021
O sono é fundamental para o descanso, o bem-estar e para a prevenção de doenças. As preferências de posições para dormir podem variar de pessoa para pessoa e não existe uma posição que seja ideal para todas as pessoas, porém, pode influenciar diferentes aspectos da saúde e do bem-estar.
Existem aspectos ortopédicos, digestivos e respiratórios que podem ser influenciados pela posição de dormir.
Dormir de costas
Dormir de costas (posição decúbito dorsal) pode levar à piora de dor lombar, que pode ser aliviada pela colocação de um rolo ou travesseiro mais fino entre as pernas na altura dos joelhos.
Nessa posição também pode ocorrer piora do ronco e do risco de apneia obstrutiva do sono, uma vez que nesta posição ocorre o deslocamento da língua e estruturas da faringe para trás, o que pode levar a uma redução do espaço para o ar passar nas vias aéreas.
Também pode haver um aumento do risco de refluxo gastresofágico em pessoas com tendência para essa condição nessa posição.
Dormir de bruços
Já a posição deitada de barriga para baixo (decúbito ventral) é considerada confortável por muitas pessoas. Porém, pode levar ao estresse na região cervical e região lombar, podendo causar dor e piora de problemas ortopédicos.
Dormir de lado
Dormir de lado é uma posição favorável, pois descansa a coluna. É importante nesta posição que a altura do travesseiro não seja nem muito alta, nem muito baixa. A posição do pescoço deve estar alinhada com o corpo quando nos deitamos de lado.
Para melhor conforto lombar também pode ser colocado um travesseiro de tamanho adequado entre os joelhos. O importante é que a coluna fique alinhada.
Como escolher em qual posição dormir?
A escolha de qual lado dormir envolve preferências pessoais, mas também pode ser associada à vantagens para saúde. Um estudo demonstrou que dormir em decúbito lateral, ou seja, de lado, favorece o sistema glinfático, sistema que é responsável pela limpeza cerebral das toxinas acumuladas durante o dia. O bom funcionamento desse sistema pode ajudar a diminuir o risco de doenças neurodegenerativas, como Doença de Alzheimer
Qual lado dormir é variável de pessoa para pessoa, porém, dormir do lado esquerdo (decúbito lateral esquerdo) pode ser vantajoso para promover uma melhor circulação sanguínea para o corpo e uma melhor digestão.
Para mulheres grávidas também é a posição ideal, pois o útero não comprime as veias da barriga, e consequentemente, o sangue circula melhor e favorece a chegada de nutrientes essenciais à placenta.
Dra. Luciana Palombini