Confira 5 fatos sobre a melatonina e entenda sua relação com o sono
Publicado em 11/06/2021
Você sabia que existe um hormônio que tem influência direta na qualidade de sono? Veja, a seguir, 5 fatos sobre o hormônio melatonina e entenda sua relação com o sono.
1. O que é melatonina?
Melatonina é um neurohormônio secretado pela glândula pineal no cérebro. Sua secreção ocorre no período da noite (de escuro) nos seres humanos.
2. Como a melatonina afeta o sono?
A melatonina está relacionada com o início do sono noturno sendo um marcador do nosso horário noturno de dormir e do ritmo de vigília-sono. Durante todo dia, sua secreção está bem reduzida, o que coincide com o período que estamos acordados.
A melatonina pode ter algumas ações periféricas, além de seus efeitos no ciclo de sono.
3. Quando a melatonina começa a fazer efeito?
Apesar de poucos estudos sobre o benefício do uso de melatonina nos distúrbios de sono, a melatonina, como os medicamentos que atuam no sistema nervoso, podem demorar mais de uma semana para ter ação no ritmo vigília-sono, ou seja, para regular a hora de dormir e despertar com ajuda da luz pela manhã. Mesmo a dose ideal não foi ainda determinada, entretanto, sabe-se que doses baixas podem ser mais fisiológicas. Importante mencionar que a melatonina não é hormônio do sono, e sim da escuridão. Ela não induz sono, e ela facilita a sua ocorrência.
4. O que causa a falta de melatonina no organismo?
A secreção da melatonina pode estar alterada em algumas condições, tais como: exposição excessiva a luz a noite, período menstrual, em alguns idosos e em casos de depressão sazonal. Em alguns indivíduos com distúrbios de ritmo vigília-sono, a secreção da melatonina pode ocorrer com atraso ou de maneira precoce à hora adequada, estando associada ao atraso ou avanço da fase de sono, respectivamente.
5. Faz mal tomar melatonina todos os dias?
Nenhum suplemento ou medicamento deve ser usado sem a indicação de um profissional, isso se aplica à melatonina. Tendo em vista a ação cronoterapêutica da melatonina, o momento e regularidade do horário do uso noturno deve ser respeitado.
Gostou do artigo? Acompanhe também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e confira mais conteúdos sobre distúrbios de sono.