Fonoaudiologia do sono: como o fonoaudiólogo pode contribuir com a qualidade de sono

Publicado em 14/05/2021

Fonoaudiologia do sono na pratica

Muito se fala da fonoaudiologia para melhorar a dicção e a fala, mas você sabia que a especialidade também pode ter relação com o sono? A Fonoaudiologia do sono é uma área que tem ganhado cada vez mais espaço e vem ajudando muitos pacientes com distúrbios respiratórios de sono. Entenda, a seguir, a importância do sono e como a Fonoaudiologia pode contribuir.

A importância do sono

Na era da informação ou na era digital, a comunicação passou a ser instrumentalizada pela internet, tendo como principal característica dessa realidade a hiperconectividade, ou seja, o fato de as pessoas estarem conectadas o tempo todo. Com essas transformações rápidas e avanços tecnológicos, o ser humano está tão preocupado em ficar acordado e participar de todos os acontecimentos e mudanças, que se esquece de dormir e valorizar seu  sono. Ele não percebe claramente que isso afeta diretamente a execução das tarefas mais simples.

Devemos considerar que o sono é tão importante para uma vida saudável quanto a nutrição. A saúde física e a emocional dependem diretamente de suprir essa necessidade básica. Sem um sono adequado, a irritabilidade aumenta, e a capacidade para se concentrar, ter criatividade, fazer julgamentos, falar com clareza de ideias e participar das atividades da vida diária diminui.

Assim, a perda ou o prejuízo do sono afeta a saúde física e psicológica, as relações familiares e a produtividade no trabalho. Também pode trazer alterações  evidentes na competência comunicativa.

O que é a Fonoaudiologia do sono?

A atuação da Fonoaudiologia na saúde do sono vem contribuindo cada vez mais no tratamento dos Distúrbios Respiratórios de Sono, que incluem:

  • Ronco primário
  • Síndrome da Resistência das Vias Aéreas Superiores
  • Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono

A Fonoaudiologia do sono é incorporada e difundida desde o final da década de 1990. Em 2009, foi publicado o primeiro estudo controlado e randomizado em periódico internacional de impacto expressivo na área científica, comprovando o benefício dos exercícios orofaríngeos em pacientes com apneia do sono de grau moderado.

Novos estudos foram desenvolvidos e, em 2013 e em 2017, eu, junto com colaboradores, publiquei  artigos científicos mostrando:

  • Melhora da qualidade de vida
  • Redução da sonolência excessiva durante o dia
  • Redução da intensidade e da frequência do ronco
  • Diminuição da gravidade da Apneia Obstrutiva do Sono

Nos artigos relatamos a melhora na adesão ao uso do – pequeno aparelho compressor de ar silencioso usado no tratamento da apneio do sono; ele evita o fechamento da passagem do ar para os pulmões em pacientes que têm desvio de septo, adenoide, relaxamento excessivo da língua e estreitamento das vias aéreas superiores.

Demonstramos que a ação dos exercícios miofuncionais orofaciais podem contribuir para a remodelagem da via aérea superior, aumentando sua permeabilidade durante o sono e propiciando o reposicionamento dos tecidos moles da cavidade orofaríngea. Foi possível, assim, ver essa contribuição principalmente em adequar e adaptar a postura habitual da língua, além de reduzir a altura e largura da base da língua e reorganizar o tônus dos músculos da boca e da garganta, buscando diminuir os episódios respiratórios obstrutivos durante o sono.

Fonoaudiologia e distúrbios respiratórios de sono

Pacientes com Distúrbios Respiratórios de Sono apresentam alterações das estruturas orofaciais e faríngeas como flacidez da musculatura oral e faríngea, o que predispõe ao colabamento das estruturas faríngeas durante o sono. Isso provoca a obstrução completa ou parcial das vias aéreas superiores e interrupção do fluxo de ar. É o que chamamos de apneia obstrutiva do sono.

A apneia do sono é uma doença multifatorial, cujo diagnóstico e tratamento devem ser realizados por equipe multidisciplinar, incluindo a atuação da Fonoaudiologia.

Diagnóstico fonoaudiológico

O diagnóstico fonoaudiológico engloba avaliação clínica fonoaudiológica, composta por anamnese e avaliações específicas (avaliação antropométrica, da face, dos órgãos fonoarticulatórios e das funções do sistema estomatognático), além de exames complementares (eletromiografia, pressão de lábios e língua, entre outros).

Tratamento fonoaudiológico

A intervenção fonoaudiológica por meio da Terapia Miofuncional Orofacial é uma das possibilidades de tratamento quando existe alteração das estruturas e funções da musculatura orofacial e orofaríngea. Isso porque a Fonodiaulogia promove mudanças favoráveis na musculatura das vias aéreas superiores.

A Terapia Miofuncional Orofacial pode ser combinada a outras modalidades de tratamento para o ronco e apneia obstrutiva do sono, promovendo adesão e resposta aprimoradas ao tratamento principal, a exemplo do uso do CPAP e dos aparelhos intraorais, bem como das cirurgias orofaríngeas e de bases ósseas maxilo-mandibulares.

É de importância fundamental que uma seleção criteriosa dos candidatos à Terapia Miofuncional Orofacial seja realizada tanto pelo médico especialista em Medicina do Sono quanto pelo fonoaudiólogo, favorecendo o sucesso na terapia.

Figura 1. Uso do aplicativo chamado Snore Lab®, que grava e monitora o ronco, por um paciente com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Antes da Terapia Miofuncional Orofacial no período de 27 a 30 de dezembro de 2017 e após a Terapia Miofuncional Orofacial no período de 4 a 6 de fevereiro de 2018.

Curso Fonoaudiologia do Sono

O Instituto do Sono, referência nacional na promoção de conhecimento técnico-científico, oferece o curso online Fonoaudiologia do Sono: Módulos Básico e Avançado. O curso é indicado para fonoaudiólogos e outros profissionais da área da saúde com interesse no tratamento dos distúrbios respiratórios de sono. Se tiver interesse, acesse aqui.


Dra. Giovana Diaferia
Fonoaudióloga, certificada em Fonoaudiologia do Sono pela Associação Brasileira do Sono, com Doutorado em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support