Sono e concentração: entenda como dormir mal prejudica o seu foco.

Publicado em 25/10/2023

Quem não se lembra dos adoráveis e distraídos Minions, os personagens amarelos do filme “Meu Malvado Favorito”? Mesmo após 13 anos do lançamento, eles são lembrados até hoje por suas personalidades travessas, engraçadas e aventureiras, além de demonstrarem, muitas vezes, dificuldade para se concentrar em tarefas simples. No mundo real, não planejamos assaltos a vilões ou construímos dispositivos malucos, mas também enfrentamos desafios para manter o foco.

Você já percebeu como é difícil se concentrar após noites mal dormidas? Entendemos que ter atenção enquanto apresenta sonolência excessiva é uma missão quase impossível, mas o motivo para esse impasse vai além da indisposição. É sobre a relação entre sono e concentração que vamos falar hoje.

Por que é tão complicado ter foco depois de dormir mal? 

A má qualidade de sono afeta o funcionamento do cérebro. Para ilustrar isso, segundo um estudo publicado na revista científica Nature Medicine, a falta de um descanso reparador é tão prejudicial ao organismo quanto o consumo de álcool. Uma das consequências é a percepção visual distorcida, bem como as falhas na memória, devido aos danos na comunicação entre neurônios. Esse é um alerta realizado também pela Fundação Nacional do Sono (National Sleep Foundation), dos Estados Unidos: após 17 horas sem dormir, a atenção de um indivíduo se iguala à de alguém que tomou 2 taças de vinho. Depois de 24 horas, equivale a 4 taças.

O córtex frontal do cérebro é restaurado pelo sono, sendo esta, a área responsável pelas funções cognitivas, como memória, atenção, coordenação motora e capacidade de tomar decisões.

Outro fator é que, quando passa pela privação de sono, o corpo fica em estado de alerta, provocando uma liberação de hormônios para repor as energias. Com os níveis mais elevados de agitação e inquietude, manter o foco em tarefas longas e complicadas torna-se um desafio ainda mais complexo.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com 130 trabalhadores de meia-idade descobriu que dormir 16 minutos a menos que o habitual já é o suficiente para uma interferência cognitiva, o que inclui a menor capacidade de concentração no dia seguinte.

A falta de concentração em crianças pode ser sono?

Sim, existe a possibilidade de a má qualidade de sono ser a grande vilã da dificuldade dos pequenos para manter o foco, o que pode prejudicar o desempenho escolar. É por isso que há crianças diagnosticadas erroneamente com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), enquanto a razão para o problema são as noites mal dormidas.

Isso não quer dizer que o TDAH esteja envolvido no diagnóstico, mas que os distúrbios de sono não devem ser desprezados antes do diagnóstico, para evitar equívocos. Os pais também precisam ficar atentos à qualidade de sono dos filhos para relatá-la ao médico, uma vez que eles são fontes de coleta de dados importantes para o diagnóstico.

Saiba mais sobre o assunto: Qual é a relação entre TDAH e distúrbios de sono?

Como dormir melhor para aumentar a atenção? 

Se você enfrenta obstáculos para alcançar uma boa qualidade de sono, o ideal é consultar um especialista na área para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado. Muitas vezes, os distúrbios de sono começam com a falta de concentração, perda de memória, irritabilidade, sonolência diurna excessiva, dores no corpo e raciocínio lento.

Em alguns casos, os hábitos de higiene de sono costumam promover um descanso reparador. Entre as orientações estão:

  • Estabeleça horários para dormir e acordar todos os dias;
  • Promova uma temperatura agradável no quarto;
  • Mantenha o ambiente escuro ou com luz indireta e baixa;
  • Escolha roupas leves e confortáveis;
  • Evite se exercitar e fazer refeições pesadas à noite;
  • Fique longe dos aparelhos eletrônicos antes de dormir;
  • Não trabalhe na cama;
  • Evite cafeína e estimulantes perto da hora do sono;
  • Pratique exercício físico regularmente, de preferência pela manhã ou tarde;
  • Faça atividades relaxantes antes de se deitar, como meditar ou ler um livro.

Leia também: Higiene do Sono — tudo o que você precisa saber sobre essa prática.

Gostou das informações? Acompanhe o Instituto do Sono no Instagram, no Facebook e no LinkedIn para aproveitar conteúdos como este!