Sono e concentração: entenda como dormir mal prejudica o seu foco.

Publicado em 25/10/2023

Quem não se lembra dos adoráveis e distraídos Minions, os personagens amarelos do filme “Meu Malvado Favorito”? Mesmo após 13 anos do lançamento, eles são lembrados até hoje por suas personalidades travessas, engraçadas e aventureiras, além de demonstrarem, muitas vezes, dificuldade para se concentrar em tarefas simples. No mundo real, não planejamos assaltos a vilões ou construímos dispositivos malucos, mas também enfrentamos desafios para manter o foco.

Você já percebeu como é difícil se concentrar após noites mal dormidas? Entendemos que ter atenção enquanto apresenta sonolência excessiva é uma missão quase impossível, mas o motivo para esse impasse vai além da indisposição. É sobre a relação entre sono e concentração que vamos falar hoje.

Por que é tão complicado ter foco depois de dormir mal? 

A má qualidade de sono afeta o funcionamento do cérebro. Para ilustrar isso, segundo um estudo publicado na revista científica Nature Medicine, a falta de um descanso reparador é tão prejudicial ao organismo quanto o consumo de álcool. Uma das consequências é a percepção visual distorcida, bem como as falhas na memória, devido aos danos na comunicação entre neurônios. Esse é um alerta realizado também pela Fundação Nacional do Sono (National Sleep Foundation), dos Estados Unidos: após 17 horas sem dormir, a atenção de um indivíduo se iguala à de alguém que tomou 2 taças de vinho. Depois de 24 horas, equivale a 4 taças.

O córtex frontal do cérebro é restaurado pelo sono, sendo esta, a área responsável pelas funções cognitivas, como memória, atenção, coordenação motora e capacidade de tomar decisões.

Outro fator é que, quando passa pela privação de sono, o corpo fica em estado de alerta, provocando uma liberação de hormônios para repor as energias. Com os níveis mais elevados de agitação e inquietude, manter o foco em tarefas longas e complicadas torna-se um desafio ainda mais complexo.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com 130 trabalhadores de meia-idade descobriu que dormir 16 minutos a menos que o habitual já é o suficiente para uma interferência cognitiva, o que inclui a menor capacidade de concentração no dia seguinte.

A falta de concentração em crianças pode ser sono?

Sim, existe a possibilidade de a má qualidade de sono ser a grande vilã da dificuldade dos pequenos para manter o foco, o que pode prejudicar o desempenho escolar. É por isso que há crianças diagnosticadas erroneamente com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), enquanto a razão para o problema são as noites mal dormidas.

Isso não quer dizer que o TDAH esteja envolvido no diagnóstico, mas que os distúrbios de sono não devem ser desprezados antes do diagnóstico, para evitar equívocos. Os pais também precisam ficar atentos à qualidade de sono dos filhos para relatá-la ao médico, uma vez que eles são fontes de coleta de dados importantes para o diagnóstico.

Saiba mais sobre o assunto: Qual é a relação entre TDAH e distúrbios de sono?

Como dormir melhor para aumentar a atenção? 

Se você enfrenta obstáculos para alcançar uma boa qualidade de sono, o ideal é consultar um especialista na área para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado. Muitas vezes, os distúrbios de sono começam com a falta de concentração, perda de memória, irritabilidade, sonolência diurna excessiva, dores no corpo e raciocínio lento.

Em alguns casos, os hábitos de higiene de sono costumam promover um descanso reparador. Entre as orientações estão:

  • Estabeleça horários para dormir e acordar todos os dias;
  • Promova uma temperatura agradável no quarto;
  • Mantenha o ambiente escuro ou com luz indireta e baixa;
  • Escolha roupas leves e confortáveis;
  • Evite se exercitar e fazer refeições pesadas à noite;
  • Fique longe dos aparelhos eletrônicos antes de dormir;
  • Não trabalhe na cama;
  • Evite cafeína e estimulantes perto da hora do sono;
  • Pratique exercício físico regularmente, de preferência pela manhã ou tarde;
  • Faça atividades relaxantes antes de se deitar, como meditar ou ler um livro.

Leia também: Higiene do Sono — tudo o que você precisa saber sobre essa prática.

Gostou das informações? Acompanhe o Instituto do Sono no Instagram, no Facebook e no LinkedIn para aproveitar conteúdos como este!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support