Entenda o que é polissonografia e quando é indicado fazer
Publicado em 15/12/2020
Conhecida como o exame do sono, a polissonografia ajuda os médicos a diagnosticarem distúrbios de sono. Mas você sabe o que é a polissonografia? Como é feita e quais são as contraindicações? A seguir, explicamos tudo sobre esse exame.
O que é polissonografia e para que serve?
A polissonografia é um exame não invasivo feito enquanto o paciente está dormindo. Ao longo de uma noite de sono, dados são coletados para que o médico possa diagnosticar distúrbios de sono, como apneia obstrutiva do sono, movimento periódico de pernas e comportamentos noturnos, como sonambulismo.
Indicações
A polissonografia não faz parte de exames de rotina comuns. Geralmente, ela é solicitada pelo médico quando há suspeita de algum distúrbio de sono. Por isso, é indicada quando o paciente tem alguns dos seguintes sintomas:
- Sonolência de modo súbito e incontrolável
- Ronco excessivo
- Dificuldade para dormir
- Sensação de não conseguir se mexer depois de acordar ou adormecer
- Muitos pesadelos
- Perda involuntária de urina durante o sono
De acordo com a pesquisa Episono, realizada em São Paulo, mais de 60% da população paulistana sofre com problemas de sono. Mas, infelizmente, distúrbios de sono são subdiagnosticados, porque costumam se desenvolver gradualmente com o tempo e apresentam sintomas difíceis de reconhecer.
Por isso, em caso de sintomas, é importante buscar ajudar médica e investigar o que está causando o problema para dormir.
Contraindicações
Quando o paciente está com gripe, tosse ou febre, o exame deve ser reagendado. Além disso, pacientes que realizaram procedimentos na pele como, por exemplo, peeling, devem esperar pelo menos 20 dias após o procedimento para realizar o exame.
Como é feito o exame de polissonografia?
Para realizar este exame, o paciente passa a noite em um quarto do centro médico. O ambiente é equipado para monitorar as variáveis fisiológicas durante o sono, com gravação em áudio e vídeo, quando necessário. Além disso, sensores são colocados delicadamente sobre a pele do paciente com fitas adesivas.
Durante o exame, o paciente dorme normalmente, e alguns fatores são verificados, como:
- Atividade elétrica cerebral e muscular;
- Movimento dos olhos;
- Fluxo do ar pelo nariz e boca;
- Esforço respiratório e níveis de oxigênio no sangue.
Existe ainda a opção de fazer a polissonografia domiciliar, ou seja, em casa. Neste caso, o paciente é equipado com sensores e é orientado. Há a opção de o técnico ir até a casa do paciente para realizar o preparo do exame e retornar no dia seguinte para retirar o equipamento. Mas, também é possível que o paciente compareça ao laboratório para o preparo e, quando acordar, volte para entregar o equipamento.
É possível fazer esse exame em bebês?
Sim, bebês também podem realizar a polissonografia. No caso deles, o procedimento é um pouco diferente. Os sensores são menores, proporcionais ao tamanho do bebê. Além disso, o exame pode ser realizado durante o dia, por um período mínimo de 2 horas de sono.
A polissonografia dói ou incomoda?
Caso faça o exame no centro médico, você pode não se sentir tão confortável para dormir como em casa. Então, talvez você não adormeça ou durma tão facilmente como faria no seu lar. Mas, isso não costuma alterar os dados do exame e a polissonografia em si não gera nenhum desconforto ou dor no paciente.
Em raras ocasiões, o contato com a fita adesiva hipoalérgica pode desencadear reações de hipersensibilidade, como vermelhidão e coceira.
Como é o preparo da polissonografia?
No dia do exame, recomenda-se que o paciente:
- Esteja com a cabeça limpa e seca, sem uso de condicionadores, cremes ou gel;
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas e com cafeína, como chás, cafés e refrigerantes;
- Não use cremes esfoliantes para o rosto uma semana antes do exame;
- Não use esmalte de cores escuras.
- Acorde cedo e não faça sonecas
Caso o exame seja realizado na clínica médica ou laboratório, é recomendado levar roupas confortáveis para dormir.
Quem solicita esse exame?
Em geral, o médico que solicita a realização da polissonografia atua na área do sono. Pode ser um otorrinolaringologista, pneumologista, psiquiatra ou neurologista. Porém, nada impede que um médico de outra área solicite este exame.
Onde fazer?
A polissonografia pode ser realizada em centros de diagnósticos que ofereçam este exame. Em São Paulo, o Instituto do Sono oferece a polissonografia tanto no centro médico, como na casa do paciente. Já realizamos mais de 350 mil polissonografias e contamos com uma ampla infraestrutura, com equipamentos de última geração. Se tiver interesse, você pode agendar o exame pelo telefone (11) 2108-7777.
Confira aqui também outros exames oferecidos pelo instituto.