Sonambulismo

Publicado em 07/01/2020

É um fenômeno que acontece com pessoas que se levantam dormindo, caminham, falam e realizam alguma atividade motora durante o sono e, geralmente,  não se recordam disso quando despertam. Em casos raros, pode envolver comportamentos mais complexos, como sair de casa ou urinar no armário.

Costuma ocorrer uma ou duas horas depois que a pessoa adormece à noite e é considerado um distúrbio benigno do sono. Pode ser precipitado por privação do sono, estresse, enxaqueca, trauma craniano ou febre. É classificado como uma parassonia do sono não-REM.  

O sonambulismo é mais comum em crianças em idade escolar e, geralmente, desaparece na adolescência. Entre as crianças de 5 a 12 anos de idade, estima-se que 15 a 40% tenham apresentado algum episódio de sonambulismo pelo menos uma vez na vida e somente 0,5 a 4% dos adultos apresentam esse comportamento. 

As causas do sonambulismo não são bem conhecidas. Estudos com gêmeos mostraram efeitos genéticos substanciais tanto na infância como na idade adulta e 40% das pessoas com sonambulismo possuem pelo menos dois outros parentes com esse distúrbio. A recorrência em adultos pode estar associada a altos níveis de estresse.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support