Esquentou? Confira 5 dicas de como dormir melhor no calor
Publicado em 23/12/2020
A época mais quente do ano está chegando e com ela a dificuldade de muitas pessoas para terem uma noite de sono tranquila e reparadora. Conheça 5 dicas de como dormir melhor em noites de temperaturas elevadas.
O calor excessivo não é a condição mais favorável para o corpo humano, ele eleva a temperatura interna e dilata os vasos sanguíneos aumentando a transpiração. Todos esses fenômenos juntos resultam em muito estresse ao organismo, interferindo diretamente na primeira fase do processo do sono.
De acordo com a Associação Brasileira do Sono, mais 73 milhões de pessoas no Brasil têm alguma dificuldade para dormir e podemos acrescentar o agravamento dos índices em decorrência do calor.
Não se preocupe, existem algumas medidas que podem ser adotadas para te ajudar a dormir melhor no calor, reduzindo, e até eliminando, os incômodos sentidos por você.
Dicas infalíveis para dormir melhor no calor
1 – Cuide da temperatura do ambiente
Comece preparando o local onde você vai dormir. A ideia aqui é diminuir a temperatura do ambiente, se no local existir um aparelho de ar-condicionado, basta ligá-lo.
Mas, fique atento ao grau do conforto térmico. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda, pela Resolução nº 9 que a faixa de operação das temperaturas de Bulbo Seco dos aparelhos de ar-condicionado, nas condições internas para verão, deva variar de 23°C a 26°C. Isso ajudará na proteção da sua saúde.
Se você não tiver um aparelho de ar-condicionado, pode optar pelo uso de um ventilador – nunca ligado em direção direta ao corpo. Para potencializar o efeito, a dica é colocar uma tigela com cubos de gelo em frente ao aparelho.
Ponto de atenção: não se esqueça de observar a umidade do ar do ambiente que irá dormir. Em períodos de intenso calor, o ar costuma ficar bem seco, o que pode trazer muitos prejuízos, não só ao sono, mas à saúde como um todo. Coloque toalhas molhadas, recipientes com água ou vaporizadores no cômodo.
2 – Escolha roupas leves
Existem muitas pessoas que são adeptas a dormirem sem roupa. Se esse não é o seu caso, preste bem atenção ao tipo de pijama que vai escolher, isso faz toda a diferença para dormir melhor no calor.
Dê preferência para os tecidos de algodão, que ajudam a absorver melhor o calor e facilitam a respiração corporal. Essa sugestão vale também para as escolhas das roupas de cama, como lençóis e fronhas.
3 – Escolha alimentos leves e saudáveis
A forma como nos alimentamos impacta diretamente a qualidade do nosso sono. Dê preferência sempre para alimentos leves e de fácil digestão. Dessa forma, o organismo não será sobrecarregado no processo digestivo, o que demanda muita energia e, consequentemente, geração de calor.
Se possível, evite comer pelo menos 2 horas antes de se deitar. E à noite, opte sempre por alimentos de fácil digestão para o jantar.
4 – Beba água fria
Beber água fria ajuda a dormir melhor no calor, pois a ingestão ajuda a diminuir a temperatura corporal gradativamente, trazendo sensação de frescor e diminuindo a sensação de quentura.
É fundamental não esquecer de se hidratar também ao longo do dia. Já que em períodos de elevadas temperaturas, nossos organismos transpiram mais e corremos o risco de desidratação.
E para evitar que isso ocorra, você pode variar a água natural, substituindo por água de coco, sucos de frutas, chás (de preferência os que não possuam estimulantes – como o verde e preto), entre outras bebidas.
5 – Tome banho antes de dormir
Um bom banho, além de ser um processo de higiene, ajuda a diminuir a temperatura corporal e consequentemente, a sentir menos calor antes de pegar no sono. O ideal é deixar o chuveiro em uma temperatura morna. Com certeza, você se sentirá mais relaxado e conseguirá ter uma boa noite de sono.
Seguindo essas dicas será muito mais fácil driblar as noites quentes e conseguir dormir melhor no verão!
Leia mais conteúdos sobre os processos e a qualidade do sono aqui!